Pular para o conteúdo

NÃO SE ACEITE COMO VOCÊ É!

O desenvolvimento pessoal é a busca constante por se tornar a melhor versão de si mesmo”.

(Tony Robbins)

Uma das frases motivacionais mais repetidas em todos os lugares é “se aceite como você é”. Eu sempre me surpreendo quando vejo essa frase sem repetida, porque ela representa um enorme equívoco; na medida em que passa a ideia de que os seres humanos são um projeto pronto/imutável, de maneira que só nos resta aceitar a maneira como somos. Nada poderia estar mais longe da verdade….

Claro, não sejamos ingênuos: existem aspectos da nossa identidade que são imutáveis. Eu tenho 45 anos, nasci em Fortaleza (Ceará), meço 1,76m de altura, sou filho dos meus pais etc. Certamente (assim como eu) você também tem uma série características de imutáveis… Mas deixa eu lhe dizer que essas características: a) são em menor número do que você imagina; e b) são as que menos importam na sua vida.

Praticamente todas as características que realmente impactam a sua qualidade de vida são mutáveis e podem ser alteradas: seu vigor físico; sua cultura; sua capacidade de empatia; seu poder de persuasão; seu sucesso profissional; seus relacionamentos; sua condição financeira; seu propósito etc… Você não precisa aceitar nada disso, porque todas essas coisas podem ser alteradas.

Sendo assim, NÃO SE ACEITE COMO VOCÊ É!

Nós todos somos seres que estamos constantemente evoluindo em todas as dimensões da nossa existência (desde os relacionamentos até o sucesso profissional), então a aceitação significa desistir de todo o potencial que cada um de nós carrega dentro de si. A vida não é uma fotografia de quem somos hoje e seremos sempre, ela é um filme de como estamos evoluindo em busca de sermos cada vez melhores.

Um detalhe: ninguém é ou será perfeito. Seja quem você for, está condenado a sempre ser imperfeito em todas as suas dimensões. Sim, isso significa que essa jornada não tem fim… Mas também significa que é possível continuar a jornada de evolução por toda a Vida, sendo uma pessoa cada vez melhor e mais feliz.

Não se aceite como você é! O seu Eu de hoje é apenas o ponto de partida pro seu Eu do futuro, o qual pode ser muito melhor se você estiver disposto a encarar a jornada da sua Evolução Pessoal.

Dica de livro: O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress