TODO MUNDO É FELIZ NA INTERNET!
“Todas as famílias felizes se parecem. Cada família infeliz é infeliz da sua própria maneira”.
(Léon Tolstói)
Quando faleceu (em 1910), Léon Tolstói já era considerado um dos maiores escritores de todos os tempos; tendo escrito alguns dos romances mais famosos da literatura, como Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina(1877). Além disso, também chamava atenção o sucesso do seu casamento com Sofia Tostaia: um relacionamento que durou 48 anos e gerou 13 filhos.
Essa aparência de sucesso matrimonial começou a ruir anos depois de sua morte, quando vieram a público os escritos íntimos do casal. Por um lado, os documentos revelaram Léon Tolstói como um marido frio e distante; por outro lado, revelavam uma Sofia Tolstaia que percebia o casamento como uma prisão com um homem desagradável (que ela odiava).
Sempre me lembro da história desse famoso casal quando estou passeando pelas redes sociais, inundadas de vidas perfeitas e rostos sorridentes. Como já disse o próprio escritor russo, é muito fácil simular a Felicidade, porque “todas as famílias felizes se parecem”. Então você pega a Fórmula Mágica, seleciona bem suas fotos, aplica um pouco de filtro, escolhe a dedo a legenda e pronto: todo mundo é feliz na internet…
O que muitas pessoas esquecem é que “cada família infeliz é infeliz da sua própria maneira”. As redes sociais representam uma fração ínfima da realidade e não se trata de uma seleção aleatória, mas sim da escolha de expor exatamente a melhor parte da vida das pessoas que a gente segue. Por trás de cada foto e de cada vídeo, existe uma vida complexa e imperfeita.
Lógico… Isso não significa que todas as pessoas (e famílias) sejam miseráveis apenas tentado disfarçar a sua pequenez por meio do filtro das redes sociais. A vida real é cheia de momentos felizes, relações de qualidade, atos de grandeza e experiências enriquecedoras; de maneira que uma parte significativa do que vemos realmente retrata Felicidade.
Acontece que é importante não esquecer que a perfeição generalizada que invade nosso feed é uma distorção (às vezes perversa) da realidade. Esquecer isso pode levar cada um de nós a comparar a própria vida com a seleção de momentos que deslizam pela tela do celular, fazendo com que nos sintamos os fracassados em um mundo repleto de Sucesso e Felicidade.
Cada um de nós está vivendo a sua própria jornada e ela tem muitos dias de luta para permitir alguns dias de glória; ainda que somente os momentos gloriosos sejam selecionados para aparecer no feed. Foque em lutar as suas batalhas, sem esquecer que os outros também estão encarando as suas… E claro… Quando vencer, faça uma foto bonita e poste no feed!
Dica de livro: Tolstói & Tolstaia (Léon Tolstói e Sófia Tolstaia)